quinta-feira, 29 de março de 2012

Relato 10: Corte da gravata

Esse é um assunto que comumente gera muuuita polêmica.

Alguns são contra, outros são a favor...

Desde 2006 que eu leio sobre o assunto na internet (em fóruns e blogs) e isso me permitiu fundamentar meu ponto de vista acerca da brincadeira.
Sou da opinião que a brincadeira da gravata é algo regional. É muito comum e aceita em alguns estados brasileiros e desconhecida ou desaprovada em outros.

Aqui no Espírito Santo é bem comum! Em praticamente 99% dos casamentos que vou aqui, tem a brincadeira do corte da gravata. Então, a maioria não se constrange, muito pelo contrário, até estranham quando não tem. Muitos convidados já vão "munidos" com suas "araras" e "onças" para o momento da brincadeira do corte da gravata. Vejo que isso funciona meio como uma questão cultural, sacam? Em alguns lugares é comum, em outros não... Normal...

Pelo fato disso já estar incutido na maioria dos casamentos que vou aqui, e por ser uma forma dos convidados colaborarem financeiramente com os noivos, ser facultativa (ajuda quem quer), e ser um momento de farra e descontração do noivo com os padrinhos, sou completamente a favor!!!

Ainda mais depois do que arrecadamos com o corte (Nem um centavo a mais, nem centavo a menos do que R$975,00 - Novecentos e setenta e cinco reais). E isso, com apenas 130 convidados na festa! E não se enganem, além da ajuda com a gravata, também ganhamos muitos presentes! Nossos convidados foram bastante generosos, rs...

Esse dinheirinho veio em hora muitíssimo certa! Inteiramos com mais um dinheiro que uma tia do Rafa (que mora no RJ) mandou de presente e compramos o nosso guarda-roupas (pois é, os maluquinhos aqui casaram sem guarda-roupa, pois achamos que daria para nos virarmos um mês ou dois sem esse móvel... Ledo engano... rs)

Eu acho muito válida a brincadeira do corte da gravata! Os padrinhos adoram! Fazem uma farra!

No meu casamento, um dos padrinhos levou uma tesoura e uma gravata velha, que "amarrou" no pescoço do Rafael. Eles saíram levando-o pelo salão, cortando pedaços da mesma... Um outro padrinho ia dando as as mini gravatinhas que fiz, de lembrança para quem comprasse. A "comitiva da gravata " foi composta pelo noivo e por uns 4 padrinhos...

Esse momento aconteceu logo após as fotos oficiais e como foi praticamente um mini wedding, durou cerca de meia hora. Nesse meio tempo, eu cumprimentei e conversei com alguns convidados.

Bom, como falei, eu gosto da brincadeira, sou a favor e recomendo!

Vale ressaltar que como o Rafael foi junto com os meninos, após a festa ele relatou que não viu ninguém torcendo o nariz, fazendo cara feia... Muito pelo contrário, ele disse que a maioria se divertiu, contribuiu, e brincou, dizendo que "iam dar cheque", ou perguntando se tinham "maquininha de cartão"... hahahaha

Ainda bem que estou localizada na região geográfica onde os convidados pensam da mesma maneira! Por aqui, a maioria curte.
Nesse caso, não cometemos nenhuma gafe e não tivemos problemas!

Vamos às fotinhas:


O Rafa sendo arrastado pela gravata improvisada... rs

A farra com os amigos

Aqui, foto de algumas das mini gravatinhas que fiz para dar de lembrança, sobraram algumas, que hoje enfeitam minha geladeira (Só tenho essa foto, pois a Mari esqueceu de fotografar as gravatinhas na festa, e eu também nem lembrei a ela de fazer foto das mesmas...)




Mais uma! Fiz de cores variadas para o pessoal escolher


Bom gente, sobre a gravata foi isso...
Arrecadamos um bom dinheiro (que foi de muita ajuda!) e não nos arrependemos nem um pouco! rs


Agora, mudando de assunto, como comentei no último post, estou pensando em criar um novo blog. Na realidade, já até o criei, mas ainda estou acertando algumas coisas lá e estou esperando terminar os relatos do casamento aqui, para começar de vez com o outro blog (onde não vou falar apenas de casamento, mas de tudo o que der vontade)
Aguardem!!

Próximo relato: Buquê

Beijo gente!!

2 comentários:

Gabriela Rodrigues disse...

Ahh eu tbm sou muito a favor da gravata quando os noivos proprocionam a festa!! Ajuda muito..=)

Beijos!

Rebeca disse...

Concordo com você: essa questão da gravata é cultural de cada região. Recebemos mais ou menos a mesma coisa que você e nos ajudou muito também! Além de ser um momento divertido pros padrinhos e dar várias fotos legais. Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...